André Amazonas - andreamazonas.com.br
Institucional
Quinta - 12 de Fevereiro de 2015 às 00:29
Por: Francisco Carioca

    Imprimir


Francisco Carioca

A Vigilância em Saúde de Presidente Figueiredo, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, foram as ruas para alertar a população sobre a Febre Chikungunya, orientando quanto a prevenção e distribuindo materiais educativos para que a população possa colaborar com ações preventivas contra a Dengue e a Febre Chikungunya.



A campanha aconteceu no dia (7), percorreu ruas e avenidas do centro comercial da cidade. Dentre outros assuntos relacionados, foram abordados as responsabilidades que cabem ao morador; como cuidar bem do lixo doméstico, não deixar água parada em vasos, pneus ou outros recipientes proliferadores do mosquito transmissor da dengue.



A febre chikungunya é uma doença viral parecida com a dengue, transmitida por um mosquito comum em algumas regiões da África. Nos últimos anos, inúmeros casos da doença foram registrados em países da Ásia e da Europa.
O certo é que o chikungunya está migrando e chegou às Américas. No Brasil, o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, mosquitos transmissores da dengue e da febre amarela, têm espalhado esse novo vírus pelo País. Seu ciclo de transmissão é mais rápido do que o da dengue. Em no máximo sete dias a contar do momento em que foi infectado, o mosquito começa a transmitir o CHIKV para uma população que não possui anticorpos contra ele. Por isso, o objetivo é estar atento para bloquear a transmissão tão logo apareçam os primeiros casos.
De acordo com a coordenadora do núcleo de educação e saúde Cristiane Girão, embora os vírus da febre chikungunya e os da dengue tenham características distintas, os sintomas das duas doenças são semelhantes.

Na fase aguda da chikungunya, a febre é alta, aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). Esse é o sintoma mais característico da enfermidade: dor forte nas articulações, tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.
Ao contrário do que acontece com a dengue (que provoca dor no corpo todo), não existe uma forma hemorrágica da doença e é raro surgirem complicações graves, embora a artrite possa continuar ativa por muito tempo.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://andreamazonas.com.br/noticia/55/visualizar/

Seviços de produção de áudio

Produção de áudio em Presidente Figueiredo

Produções Profissionais de Áudio: Locuções, Spots, Esperas Telefônicas, Propaganda Política, Programas para Rádio, Áudio Off, Vinhetas

Saiba Mais