André Amazonas - andreamazonas.com.br
Institucional
Segunda - 05 de Agosto de 2013 às 14:11

    Imprimir


Assessoria nejmiaziz.com.br

O município de Presidente Figueiredo recebeu na segunda-feira (24/06), duas patrulhas mecânicas completas para incentivar a mecanização e aumentar a produção agrícola local. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), e beneficiou outros dez municípios do interior do Amazonas, com a entrega de 140 implementos agrícolas no total.

OS kits são compostos por um microtrator, distribuidor, carreta agrícola tipo madeira, encanterador, enxada rotativa, sucadeira e roçadeira agrícola. As máquinas irão auxiliar na produção de 20 comunidades dos municípios de Jutaí, Tapauá, Tonantins, Fonte Boa, Amaturá, Tabatinga, Boca do Acre, Envira, Ipixuna, Japurá e Presidente Figueiredo.

A solenidade de entrega aconteceu em Manaus, no Parque de Exposição Eurípedes Ferreira Lins, da Expoagro, e contou com a presença de diversas autoridades entre prefeitos, parlamentares, secretários de estado, lideranças comunitária, o governador em Exercício José Melo, a presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira dama do Estado, Nejimi Aziz, e a senadora Vanessa Grazziotin.

O Secretário de Produção Rural do Amazonas, Eron Bezerra, destaca que o investimento, na ordem de quase R$ 1 milhão, visa aumentar a produção dos municípios e aperfeiçoar processos. Eron também lembrou que os produtores foram habilitados a operar as máquinas agrícolas, recebendo uma capacitação em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). “Eles passaram por treinamento e estão qualificados para operar máquinas agrícolas e, futuramente, se quiserem podem até trabalhar profissionalmente nisso porque estão aptos para isso”, concluiu o secretário.

Os recursos para a compra dos implementos foram provenientes de emenda parlamentar da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), que vê como benefício principal a melhoria da qualidade de vida dos produtores, em vários aspectos. “Você tem aqui as políticas casadas que permitem melhorar a qualidade de vida de quem planta, aumentar a produção de alimentos e ajudar na política de preservação da floresta”, disse a senadora.

Para o prefeito Neilson Cavalcante, que participou da solenidade de entrega dos equipamentos, o município avança para a mecanização agrícola de sua produção. Os dois kits recebidos foram destinados ao Ramal do Paulista: um para a cooperativa e outro para a comunidade.  “Acho uma ação muito importante, em benefício dos nossos produtores, porque recebemos uma patrulha completa, com microtrator, roçadeira. Com essas tecnologias, vamos conseguir produzir mais e em menos espaço”, conclui o prefeito.

Capacitação dos produtores

Para receber os implementos, cada município enviou dois representantes a Manaus. No total, 22 produtores rurais foram capacitados pela Sepror para aprenderem a operar e fazer a manutenção de microtratores. O curso de capacitação de operação e manutenção de implementos agrícolas foi realizado em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), com aulas teóricas e práticas, realizadas no Parque da Expoagro. Entre os alunos estão representantes de Associações e Cooperativas, funcionários das prefeituras e técnicos do Idam, que atuam nos municípios contemplados.

Incentivo ao setor primário

Além dos 11 municípios, seis municípios da Calha do Madeira já foram beneficiados com a entrega de implementos em maio. O Governo do Estado, por meio da Sepror e em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), entregou mais de 4.700 implementos, entre Grupos Geradores (11), Motor Estacionário (2.329), Motor Rabeta (1.379), Forno para casa de farinha (171), Catitu (100), Enxada, Machado, Pedra de afiar, Caixa de Isopor, Malhadeira, Kit Ferramenta (212), Kit Pescador (228) e Kits Sangrias (86) aos municípios.

As ações fazem parte da política de incentivo ao setor primário, criada pelo Governo do Estado, visando a melhoria da produção em todo o Amazonas. A programação estabelecida pela Sepror prevê que até o mês de outubro deste ano produtores de todos os municípios do Estado tenham recebido esses equipamentos, que totalizam investimentos de R$ 5 milhões.



Com informações: Sepror e Secretaria de Comunicação – Presidente Figueiredo
Fotos: Assessoria nejmiaziz.com.br





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://andreamazonas.com.br/noticia/2/visualizar/

Seviços de produção de áudio

Produção de áudio em Presidente Figueiredo

Produções Profissionais de Áudio: Locuções, Spots, Esperas Telefônicas, Propaganda Política, Programas para Rádio, Áudio Off, Vinhetas

Saiba Mais