André Amazonas - andreamazonas.com.br
Eventos
Terça - 09 de Agosto de 2016 às 10:57
Por: Francisco Carioca

    Imprimir


André Amazonas


Audiência Pública da Assembleia Legislativa debate demarcação de terras indígenas

Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), realizou na manhã de hoje em Presidente Figueiredo, distante a 107 quilômetros de Manaus uma audiência pública para discutir a demarcação de terras indígenas Waimiri/Atroari.

Durante o evento, as autoridades presentes fizeram um amplo debate sobre a rede marcação da área, que inicia na Comunidade Boa Esperança localizada no quilômetro 120 até a Comunidade Santo Antônio do Abonari no km 202.

A audiência foi proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Josué Neto (PSD). O encontro marcou uma segunda feira de ginásio lotado, onde milhares de famílias de agricultores, ouviram atentamente os pronunciamentos das autoridades. Os presentes queriam saber a quem pertence a área onde estão morando o plantando a década.

De acordo com o procurador do estado Daniel Veigas, os paulistas nunca exploraram a terra, der repente correram a justiça federal e queriam indenização pela desapropriação devido a construção da hidrelétrica de Balbina, e não é pouco a indenização, são pouco mais de 30º milhões de reais. Estas são pessoas querem grilar a terra, sem nunca ter vindo aqui. “Agente precisa agir aqui, que os índios waimiri/atroari tenham as terras deles, e vocês agricultores que moram e sustentam as suas famílias com a produção de suas propriedades tenham a terra de vocês. Nós não vamos perder estas terras, vamos ganhar”, comentou o procurador.


A Justiça Federal no Amazonas determinou que a União e a Fundação Nacional do Índio (Funai), concluam o processo de revisão dos limites da Terra Indígena Waimiri entre os estados do Amazonas e Roraima. O problema é que nas comunidades rurais de Presidente Figueiredo, há muitos anos, os produtores que hoje moram nas propriedades, estão tirando da terra o sustento de suas famílias.

O Presidente da Fundação do Índio Raimundo Atroari, disse que estava ali,não para construir uma guerra. “ Eu acredito nas pessoas que estão nos seus terrenos, e da forma que elas foram para as propriedades, eu acredito que o meu povo não vai reivindicar a questão do direito da área. Por que foi feito de forma legalmente, não foi uma área invadida, eu creio que vamos encontrar um caminho para estas famílias continuar em suas propriedades sim”, finalizou Raimundo Atroari.

Os agricultores presentes na audiência pública aplaudiram de pé o Presidente da Fundação do Índio.


Segundo o deputado Vicente Lopes, o resultado da audiência foi muito boa, onde teve a união de todos e órgãos presentes e dos agricultores. “Os agricultores aqui presentes foram muito bem representado pelo seu João, onde estas pessoas representam um povo de muita garra, que produzem frutas e verduras para a mesa de muitas pessoas”, comentou o deputado.







Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://andreamazonas.com.br/noticia/131/visualizar/

Seviços de produção de áudio

Produção de áudio em Presidente Figueiredo

Produções Profissionais de Áudio: Locuções, Spots, Esperas Telefônicas, Propaganda Política, Programas para Rádio, Áudio Off, Vinhetas

Saiba Mais