Turismo de natureza, cultura, gastronomia, produção rural e experiências comunitárias estão entre as potencialidades mapeadas para o Polo 3.

Presidente Figueiredo avança na construção de novo roteiro turístico para o Polo 3

A Prefeitura de Presidente Figueiredo e o Sebrae Amazonas avançaram na construção do roteiro turístico do Polo 3, que reúne áreas do território de referência do Maroaga, Comunidade São Miguel, PDS Morena, Vila de Balbina e entorno do Rio Uatumã e Lago de Balbina. As reuniões tiveram como objetivo apresentar e validar com a gestão municipal, empreendedores e comunidades as informações levantadas durante a primeira etapa do trabalho, que integra a metodologia da Rede de Agentes de Roteiros Turísticos (ART) 2026, do Sebrae Nacional.


André Amazonas Sexta - 18 de Setembro de 2026 às 15:17
Roteiro Turístico Polo 3

Presidente Figueiredo deu mais um passo na organização e profissionalização do turismo no município.

A Prefeitura, em parceria com o Sebrae Amazonas, realizou uma série de reuniões em diferentes pontos do Polo 3, incluindo a Vila de Balbina, o PDS Morena e o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), com o objetivo de avançar na construção de um novo roteiro turístico para a região.

A iniciativa integra a Rede de Agentes de Roteiros Turísticos (ART) 2026, metodologia do Sebrae Nacional voltada ao desenvolvimento, estruturação e ampliação de mercado para produtos e roteiros turísticos.

Nesta etapa, o trabalho está concentrado na devolutiva e validação do diagnóstico elaborado a partir das atividades de campo realizadas em agosto. As informações foram apresentadas aos envolvidos para que pudessem ser complementadas, corrigidas e validadas de forma participativa.

Para a guia de turismo Sandra Ramos, a participação das comunidades é fundamental para que o crescimento da atividade turística venha acompanhado de qualificação profissional e melhoria dos serviços oferecidos aos visitantes.

Guia de Turismo
Guia de Turismo

“O Sebrae também traz esse fortalecimento através das capacitações, para capacitar essas pessoas para que venham oferecer um serviço de melhor qualidade”, destacou Sandra.

Comunidade como protagonista

A proposta considera que o desenvolvimento do turismo precisa envolver diretamente quem vive e empreende nos territórios. Entre os segmentos já identificados estão hospedagem, gastronomia, produção de café e outros produtos locais, condução de visitantes e diferentes serviços ligados à experiência turística.

No PDS Morena, a presidente da comunidade, Rita Borges Galdino, destacou a importância da parceria para a geração de emprego e renda e para a integração entre diferentes localidades.

moradora
Presidente da Comunidade PDS Morena

É muito importante porque traz benefícios para as comunidades, não vai abranger só o PDS Morena, mas também o Ramal da Morena e Balbina. Nós já estamos recebendo a nossa pousada comunitária. Isso é muito importante e gratificante para nós”, afirmou.

O trabalho também busca fortalecer a conexão entre a Vila de Balbina e o PDS Morena, criando condições para que diferentes experiências possam fazer parte de um mesmo produto turístico.

Segundo o subsecretário de Turismo, Aníbal Júnior, a iniciativa representa um avanço na profissionalização da atividade turística na região.

Subsecretário Aníbal Jr.
Subsecretário de Turismo, Empreendedorismo e Comércio

“Mais um passo rumo ao desenvolvimento profissionalizado de Balbina, através das pessoas que lá residem, para que se torne um produto turístico”, afirmou.

Um Polo com novas experiências

O Polo 3 apresenta características que ampliam o tradicional perfil turístico de Presidente Figueiredo, conhecido nacionalmente pelas cachoeiras, cavernas e corredeiras.

O novo recorte territorial considera o início do Polo 3 a partir do km 42 da AM-240, ainda no território de referência do Maroaga, seguindo pela Comunidade São Miguel, PDS Morena, Vila de Balbina e áreas relacionadas ao Rio Uatumã e ao Lago de Balbina.

O levantamento identificou potencial para integrar ao futuro roteiro experiências relacionadas à natureza, trilhas, cachoeiras, rios, ambientes lacustres, cavernas, grutas, geoturismo, produção rural, gastronomia, pesca esportiva, hospedagem, turismo rural e turismo de base comunitária.

Também foram incorporados ao mapeamento atrativos e experiências como a produção de café, açaí e guaraná, meliponicultura, fabricação de móveis e outros saberes locais, além do potencial para o turismo de cavernas, com destaque para a Gruta do Batismo e o Circuito do IPY, incluindo o Salto do IPY.

Roteiro construído de forma participativa

Para o consultor do Sebrae Amazonas, Daniel Bernardo, a participação dos empreendedores é essencial porque serão eles os responsáveis pela operação dos produtos que serão estruturados.

Turismo
consultor Sebrae Amazonas

“Quem vai operar o roteiro são os empreendedores locais. Não é o poder público, não vai ser o Sebrae. Então, essa entrega que a gente faz é mais uma oportunidade de desenvolvimento, de trabalho e de renda que a gente traz para essa região”, explicou.

Daniel também ressaltou que as atividades de devolutiva estão acontecendo em diferentes localidades. O trabalho começou com os empreendedores da Vila de Balbina, avançou para o PDS Morena e terácontinuidade com os empreendedores da sede do município.

A intenção, segundo o Sebrae, é construir um roteiro capaz de apresentar novas experiências de Presidente Figueiredo ao mercado turístico, ampliando as possibilidades de permanência dos visitantes e distribuindo os benefícios econômicos da atividade para novos territórios.

A construção do Polo 3 está inserida em uma estratégia mais ampla do município de organizar territorialmente a atividade turística por meio da criação de Polos de Ecoturismo. A proposta busca reconhecer as características de cada região, distribuir melhor os fluxos de visitantes e ampliar a participação das comunidades na cadeia produtiva do turismo.

O diagnóstico apresentado nesta etapa ainda não representa o roteiro turístico finalizado. O documento consolida o recorte territorial, as potencialidades, os gargalos e as diretrizes identificadas durante o processo de levantamento e validação.

A próxima etapa deverá avançar na seleção dos participantes e na formatação do produto turístico, transformando as potencialidades identificadas em experiências estruturadas e comercializáveis.

Para os moradores, o avanço desse processo representa também a expectativa de que o turismo possa se transformar em uma nova fonte de oportunidades.

O comunitário Canapum destacou a importância da presença do poder público e das ações realizadas na região.

turimos
Comunitário

“O PDS vivia esquecido. Nós passamos necessidade aqui e, às vezes, os políticos viravam as costas e não conheciam a nossa realidade. Hoje, a gente agradece por a equipe estar aqui e por ver as coisas acontecendo”, afirmou.

Com a participação do poder público, Sebrae, empreendedores e comunidades, o Polo 3 começa a desenhar uma nova perspectiva para o turismo de Presidente Figueiredo, unindo natureza, cultura, produção local e experiências comunitárias em uma proposta que busca gerar desenvolvimento econômico e novas oportunidades para quem vive na região.



Comentários (0)

Você deve estar cadastrado e logado para fazer um comentário

Nenhum comentário publicado até agora.