André Amazonas - andreamazonas.com.br
Institucional
Segunda - 05 de Agosto de 2013 às 15:22
Por: Moara Cabral

    Imprimir


André Amazonas

Atualmente a produção do pescado no Estado é de 20 mil toneladas. A meta é tornar o Estado autossuficiente, para isso, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), estima aumentar a produção de tambaqui no Estado em até 80 mil toneladas, passando de 20 mil toneladas ao ano para 100 mil.

O aumento será possível, segundo o secretário de Produção, Eron Bezerra, com a construção do Parque Aquícola de Balbina. De acordo com ele, o projeto está em fase de conclusão e a meta é iniciar os trabalhos até o final do ano.O anúncio foi feito ontem (23), durante a primeira demonstração de manejo e prática do tambaqui na fase adulta (despesca), no lago de Balbina, no Porto Turístico de Mirandinha (Presidente Figueiredo).

A despesca do tambaqui, de acordo com Eron, faz parte dos estudos para o projeto de construção do Parque Aquícola de Balbina. Em novembro do ano passado, a Sepror iniciou o manejo de tambaqui no reservatório para verificar a produtividade e o tamanho dos peixes, que normalmente são retirados após seis meses como tambaqui curumim.

Nesse projeto pioneiro, segundo o secretário, os alevinos foram deixados até nove meses para verificar o tamanho e o peso que conseguiram atingir na fase adulta (ruelo), uma vez que neste período a margem de crescimento começa a diminuir.
Essa é a primeira experiência com o tambaqui em fase adulta no lago de Balbina e de acordo com Eron Bezerra, faz parte da proposta do Amazonas Rural de tornar o Estado autossuficiente na produção de alimentos, utilizando o potencial do lago não apenas para a geração de energia.

“O Ministério da Pesca que é parceiro neste projeto está concluindo o estudo e levantamento no lago. Pelo projeto vamos poder usar até um por cento da área que equivale há mais de dois mil hectares e tornar o Estado autossuficiente na piscicultura”, explica.







Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://andreamazonas.com.br/noticia/5/visualizar/

Seviços de produção de áudio

Produção de áudio em Presidente Figueiredo

Produções Profissionais de Áudio: Locuções, Spots, Esperas Telefônicas, Propaganda Política, Programas para Rádio, Áudio Off, Vinhetas

Saiba Mais